Nas primeiras aulas do Ateliê é essencial investigar
o nível de percepção e conhecimento dos alunos,
a respeito de alguns conceitos básicos a serem trabalhados.
Nas primeiras aulas, foram abordados diálogos
sobre o conceito de Arte e Mídia.
Objetos diversos como disco de vinil, fita cassete,
Fita VHS, telefone de disco, pen drive, jornal,
revista, livro, máquina fotográfica de filme película
e outra digital, celular, etc., para conceituação
dos temas Arte e Mídia.
Num momento seguinte, os alunos se organizaram em duplas.
E cada dupla teria que fotografar, com celular
ou máquina digital, um pequeno objeto entregue
pelo professor, inserido num espaço inusitado.
A atividade foi chamada de "objeto insólito".
Alunas Mª Isabel e Beatriz
Luiz Felipe e Arlindo
Luiz Felipe e Caio
Depois de fotografarem no espaço escolar,
pensando sobre o que havíamos conversado
a respeito do "diferente" na Arte, passaram
as imagens para o netbook do professor
e as projetaram no datashow.
Logo, iniciou o processo de crítica sobre
os conteúdos formais e subjetivos de cada imagem.
Veja todas as imagens.
Nessas três aulas, ocorreu a aprendizagem colaborativa e a percepção do professor do nível de compreensão estética e poética dos alunos, para traçar novas ações.
Adorei o relato! Os alunos devem ter se surpreendido como o resultado das imagens. Muito bom trabalhar o olhar desta meninada!
ResponderExcluir